Historicamente a educação escolar sempre esteve diretamente atrelada aos valores econômicos, políticos, éticos e religiosos, entre outros, da sociedade na qual se encontra inserida. As concepções de ensino foram formando e desenvolvendo-se de acordo com as tendências da época, com características que refletem no trabalho pedagógico do professor e do aluno, que por sua vez eram influenciados por suas concepções de homem e de mundo. À medida que encaravam um dos elementos como sendo importante, desconsideravam a visão de totalidade do processo educativo e não superava a fragmentação imposta pelo contexto político e econômico da educação.
A educação abrange processos de comunicação e interação, fazendo com que indivíduos incorporem saberes, habilidades, técnicas, atitudes e valores etc. São diversas as maneiras pela qual o homem entra em contato com o mundo que o cerca, dependendo das circunstancias e necessidades, bem como, do tipo de cultura em que ele está inserido. Em geral destacam-se as abordagens míticas, religiosa, artística, cientifica filosófica e do senso comum.
O caráter significativo do universo vivencial do aluno é fundamental para o desenvolvimento de um bom aprendizado. Para esta ação educativa, que leva em conta questões psicológicas, cognitivas, culturais e sociais de cada grupo, o papel do professor é fundamental!
É a formação qualificada que permite desenvolver projetos direcionados para uma educação cidadã que suscita vinculação mais estreita entre os processos educativos e a realidade vivida.
Profª: Isis G. Barbini
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